Notícias

Uma Gestão de Custos de qualidade é onde começa o sucesso financeiro do seu negócio!

É muito importante que o empreendedor conheça o próprio negócio e tenha interesse pelos cuidados essências como uma boa Gestão de Custos. O conhecimento auxilia numa boa administração e controle dos custos gerados na produção e comercialização de seus serviços ou produtos.

Quando não se tem uma Gestão de Custos eficaz, a empresa pode cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar margens de lucro, volume de vendas e o andamento geral do negócio.

Os custos de uma empresa se dividem em fixos e variáveis. Vamos entender o que é cada um:

O que são custos fixos

 De uma maneira bem simples, são aqueles que não sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção. Podem também ser classificados como “custos de estrutura” e, apesar do nome dizer custo fixo, esses valores podem em algum momento passar por reajuste não sendo relacionado às oscilações na produção da empresa.

Um exemplo clássico é o aluguel, que pode sofrer reajustes e ainda assim continuar pertencendo ao grupo dos custos fixos. Além do aluguel, são também classificados como custos fixos os serviços de vigilância e segurança, gastos com telefonia, limpeza, manutenção e afins.

O que são custos variáveis

 Os custos variáveis, por sua vez, estão diretamente ligados à produção da empresa, sofrendo alterações de um período para outro. O melhor exemplo deste tipo de custo vem das matérias-primas: quanto mais se produz, mais material é utilizado e, portanto, maior é o gasto. Ainda que o volume de produção permaneça estável por algum tempo, o custo com esses materiais não será enquadrado como fixo, pelo simples fato de não deixar de estar atrelado à produção.

Outros exemplos de custos variáveis são a mão-de-obra direta, comissões e fretes de venda e insumos diretos.

A Energia Elétrica faz parte de um grupo de gastos que se enquadra nas duas categorias: há a parte variável, que diz respeito à energia consumida na produção, mas há também a parte fixa, relacionada aos setores administrativos da empresa.

Ter uma Gestão de Custos eficiente, é a medida certa para a manutenção da saúde organizacional de uma empresa. Quando mal feito, invariavelmente interfere nos resultados planejados e implica em possível queda de produtividade.

Que tal agendar uma análise inicial da sua empresa com a nossa equipe e seguir o caminho do desenvolvimento crescente do seu negócio? Se a sua empresa investir em Gestão de Custos, provavelmente gastará menos e lucrará mais. Conte conosco!

Publicado dia: 23 de março de 2018
Tags: , , , , ,