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10 passos para melhorar a gestão da sua empresa

Você que é gestor de empresa e está sempre em busca de novas formas de gestão empresarial para otimizar seus processos, conheça 10 passos para melhorar a gestão da sua empresa.

1. Invista na capacitação de colaboradores

Capacitar os colaboradores é sinônimo de obter bons resultados. Quando eles compreendem bem suas funções e têm a oportunidade de buscar novos processos, sentem-se pertencentes à organização e à vontade para fazerem sugestões. É importante lembrar que a capacitação é um investimento em seu capital intelectual.

2. Mantenha a equipe motivada

O capital intelectual, que é formado pelas pessoas, é o principal patrimônio das empresas. O engajamento dos colaboradores faz com que eles aumentem sua produtividade, o que gera redução de custos. Motivar a equipe faz com que ela se sinta valorizada e reconhecida pela organização, o que resulta em um maior comprometimento. Coerência e transparência na comunicação com a equipe é essencial para obter este engajamento.

3. Conheça o mercado e a concorrência

Você já deve conhecer o mercado em que a sua empresa atua e também a concorrência. Afinal de contas, esse é uma das prerrogativas para que o negócio tenha sucesso. No entanto, se você está desatualizado ou se prende a antigos paradigmas, precisa mudar esse cenário.

Analisar a concorrência e o mercado permite identificar demandas não atendidas e novas oportunidades de negócio. É recomendável também rever o plano de negócios, fazendo possíveis ajustes necessários.

4. Implante um software de gestão empresarial

A tecnologia sempre deve ser usada a seu favor. Por isso, um software de gestão pode ser um grande aliado. Apesar de gerar alguns custos, eles são bastante reduzidos quando comparados aos benefícios que podem ser conquistados.

O software ajuda a otimizar e organizar os processos, fornecendo uma melhor visualização do cenário empresarial. Isso impacta diretamente no trabalho do gestor, que tem mais tempo de atuar em questões estratégicas. Com isso, a tomada de decisões passa a ser mais assertiva devido ao fato de os dados e informações estarem acessíveis.

5. Não tenha medo de correr riscos

Ao gerir uma empresa, é normal que haja situações em que será necessário correr riscos. Mas é importante que você não tenha medo, já que é a partir dessas situações de risco que podem aparecer soluções inovadoras. Por isso, crie uma cultura de aceitação de riscos, sem repreender ideias que deram errado e recompensando os colaboradores que apresentarem novas ideias. Lembre-se, que se você tiver as informações necessárias, como as financeiras, as estratégicas, etc, os riscos serão minimizados.

6. Invista na inovação

Inovar é o elemento-chave da gestão. No entanto, é preciso compreender que a inovação não significa apenas encontrar novos processos, produtos etc. Ela também está presente quando se encontram novas formas de trabalhar. Por exemplo: encontrar melhorias em um processo que reduza os custos e tenha o mesmo nível de produtividade é algo inovador.

7. Controle o fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa é importante para qualquer empresa, entretanto é ainda mais fundamental quando pensamos em reduzir custos. Conhecendo todas as movimentações financeiras da organização (entradas e saídas de recursos financeiros), você pode fazer uma projeção de receitas e despesas, descobrindo qual o capital de giro necessário para o bom funcionamento do negócio.

O capital de giro é o montante necessário para que a empresa continue funcionando. Assim, quando houver imprevistos, por exemplo, o recebimento de uma conta atrasar, o empreendedor não precisa buscar recursos financeiros em bancos, o que geraria o pagamento de juros.

8. Faça uma boa gestão do estoque

Um dos setores que mais traz custo para as empresas é o estoque. Manter estoques parados é sinônimo de gastos com armazenamento e possível obsolescência dos produtos. Por isso, o recomendável é trabalhar com o estoque de segurança, ou seja, uma margem mínima para que os clientes sejam atendidos e a empresa não perca dinheiro.

9. Priorize os problemas

É comum que os gestores percam muito tempo “apagando incêndios”. Se isso ocorre com você, saiba que algo pode estar saindo do controle. Por isso, é importante saber priorizar os problemas, compreendendo aqueles que precisam receber atenção urgente e aqueles que podem esperar. Dessa forma, evitam-se desvios de foco e os objetivos estipulados podem ser mais facilmente alcançados.

10.Contrate uma consultoria empresarial

O consultor é um profissional que tem experiência e conhecimento em sua área de atuação. Por isso, a contratação de uma consultoria pode ser uma ação de ótimo custo-benefício para otimizar os processos executados na empresa.

Basicamente, o consultor verificará o que a diretoria informa que necessita e fará uma avaliação organizacional, identificando falhas e oportunidades de melhoria. Em seguida, indicará o caminho que deve ser seguido, orientando soluções conforme a necessidade e expectativas do cliente. Assim, a empresa tem um direcionamento claro de como pode melhorar.

Contratando uma consultoria empresarial como a Exata, você tem mais chances de otimizar sua gestão empresarial, reduzindo custos, obtendo mais produtividade e engajamento dos colaboradores e alcançando as metas traçadas pela organização.

Entre em contato conosco!

Fonte: Portal Exame.com

Publicado dia: 24 de fevereiro de 2018
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